25/01/2009

Enduro

Enquanto o dia amanhece sobre uma bonita paisagem, ouve-se o barulho distante, entrecortado e irregular de um motor que "sofre". Na medida em que o barulho vai ficando mais próximo, percebe-se num canto do cenário um estranho conjunto, percorrendo um caminho acidentado e enlameado que parece não levar a lugar nenhum. Com um pouco mais de atenção, pode-se identificar uma motocicleta. Sobre ela, uma figura humana coberta de barro, com o rosto congestionado e marcado pelo cansaço: um piloto de enduro. Enduro é uma palavra que vem de "endurance" que em francês quer dizer "resistência". É uma modalidade desportiva muito particular.
Criado na Inglaterra, o Enduro exige que os pilotos respeitem um percurso pré-definido comum tempo ideal. Neste percurso têm-se vários trechos especiais cronometrados. O vencedorserá quem fizer o menor tempo. A moto só pode dormir no parque fechado, que é aberto ao tempo. Esta modalidade testa a resistência do piloto e de sua moto.

Este desporto tem se vindo a desenvolver ao longo dos anos e a melhor forma de o expressar é através do crescente número de participantes. O gosto pela aventura, pela adrenalina e pelo contacto com a natureza são alguns dos factores cruciais e que estão por base no sucesso desta modalidade.
Actualmente, a média de pilotos participantes é de 140-150 pilotos por prova, distribuídos por várias categorias. É igualmente interessante ao nível do público-alvo que atinge. Os seus praticantes, com os mais diferenciados estilos de vida e níveis de educação, são oriundos das mais diversificadas camadas sociais. Outro factor de realce é o facto de os familiares e amigos que acompanham os pilotos nessas provas também participarem nelas activamente.

Sem comentários: